4 found
Order:
  1.  17
    Perspectivas de formação: diálogo entre crescimento e o cultivo de si.Thaís Ferreira Ali, Lúcia Schneider Hardt & Rosana Silva de Moura - 2015 - Filosofia E Educação 7 (2):143.
    O artigo apresenta o pensamento de Dewey sustentando a tese de que formação é crescimento em função de uma efetiva relação com a vida: o humano é exigido pela vida a desenvolver-se, a crescer em direções muito diversas para então ocupar um espaço na sociedade. No intuito de gerar uma reflexão sobre o dilema da formação humana, o texto introduz outro autor, como coadjuvante, pondo em diálogo duas perspectivas implicadas pelo mesmo tema.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  3
    A Tradição Na Experiência Filosófica Nietzschiana.Lúcia Schneider Hardt - 2014 - Revista Sul-Americana de Filosofia E Educação 22:73-89.
    O texto tem como propósito realizar uma reflexão sobre a ideia da tradição, considerando a experiência nietzschiana. A tradição não é o oposto da contemporaneidade, não impede a reflexão sobre o presente. A tradição, em qualquer perspectiva filosófica bem como em qualquer dimensão cultural, é um recurso utilizado para explicar nossa inserção na história, poderá ser um recurso para reeditar esta inserção considerando os desafios atuais.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3. As várias faces estéticas na formação humana: o fecundo universo da Filosofia da Educação.Lúcia Schneider Hardt & Moura - 2014 - Conjectura: Filosofia E Educação 19 (1):89-108.
    Resumo : O texto deseja investigar a categoria “estética” no campo da filosofia da educação. Formar-se significa dar a si mesmo o direito de escolher trajetórias diante do fecundo universo interpretativo à disposição no meio acadêmico. A força do educador na relação com o estudante implica ensinar a ruminar sobre suas escolhas estéticas para bem argumentar na relação com outras abordagens filosóficas. Cabe aos educadores no ensino superior e especialmente aqueles do campo da Filosofia e das Teorias da Educação provocar (...)
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  24
    Rousseau E Nietzsche: De como a ideia de natureza estabelece O devir.Lucia Schneider Hardt - 2012 - Cadernos de Ética E Filosofia Política 21:207-218.
    O texto estabelece um diálogo entre o pensamento de Jean-Jacques Rousseau e de Nietzsche no que diz respeito ao conceito de natureza e sua relação com o devir.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark